Vistos para o Canadá: guia completo 2019
Q uem quer saber se precisa de visto para o Canadá deve ter logo em mente que qualquer que seja o motivo (turismo, estudo, trabalho) será necessário requerer o documento antes de viajar. No entanto, há algumas exceções. Abaixo explicamos cada processo de forma detalhada.
Tipos de visto para o Canadá: como solicitar em 2019
Caso já saiba qual visto irá precisar, basta clicar em um dos itens abaixo. Vale lembrar que, normalmente, também é preciso providenciar um exame médico, certidão de antecedentes criminais e, por vezes, certificado de proficiência (para quem vai estudar ou trabalhar). Saiba mais detalhes no final do artigo.
Turismo
Trânsito
Estudo
Trabalho
Visita a Negócios
Autônomos (trabalhador por conta própria)
Abrir empresa no Canadá
Visto para pais ou avós de residente permanente no Canadá
Menores de Idade
1- Visto para o Canadá: turismo
Compre passagens aéreas baratas para Toronto
Para brasileiros com visto americano válido ou visto canadense emitido nos últimos dez anos
Desde maio de 2017, brasileiros com visto de turismo válido para os Estados Unidos ou que tenham tido o visto canadense emitido nos últimos dez anos não precisam mais soliticar visto para visitar o Canadá. Isso acontece desde que cheguem no país por via aérea e por curtos períodos para fins de turismo, negócios, intercâmbio de até seis meses ou trânsito por aeroporto canadense.
Quem se encaixa neste caso deve apenas solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) pela internet. O processo costuma levar apenas alguns minutos e custa 7 dólares canadenses, sendo a autorização válida por cinco anos ou até que o passaporte expire.
É possível solicitar a eTA pelo site do governo canadense. O viajante precisa ter em mãos o passaporte, um cartão de crédito ou débito e um endereço de e-mail.
Para brasileiros sem visto americano válido ou visto canadense emitido nos últimos dez anos
O visto para quem vai apenas visitar o Canadá é chamado de visto de residência temporária. O processo pode ser realizado online ou em papel. Veja abaixo o passo a passo para requerer
1- Acesse o site do Governo do Canadá (o site só possui duas opções de idioma: inglês ou francês)
2- Crie uma conta no site para realizar o processo
3- Preencha todos os formulários segundo as instruções indicadas (será necessário uma câmera ou scanner para digitalizar os documentos e fotografias que serão requeridos). Os documentos necessários são:
- Formulários preenchidos
- Cópia do passaporte (folha de identificação)
- 2 fotografias 3×4 cm
- Prova de que tem condições financeiras de se manter durante a estadia no Canadá (podem ser os extratos bancários dos últimos meses, holerites, etc)
- Cópia da Certidão de Casamento (se aplicável)
- Apresentar o motivo da viagem (ex: “quero visitar uma cidade específica”, ou “tenho determinado roteiro”)
- Caso resida em outro país que não o Brasil, é preciso apresentar cópia do documento de residência neste local
4- Pague a taxa (o valor atualmente é de 200 dólares canadenses) e submeta a aplicação.
Quanto tempo demora para o visto canadense de turismo sair?
O tempo pode variar, mas a média é de 13 dias.
Por quanto tempo vale o visto?
O visto para o Canadá, na categoria turismo, tem validade de 6 meses a contar da data de entrada no país. Entretanto, o oficial à trabalho no momento da chegada no país é quem decidirá se a permissão para permanecer no país vale durante todo este tempo ou por menos. O visto só pode ser utilizado uma única vez.
Vistos ainda não utilizados têm validade de 10 anos ou até um mês antes de seu passaporte expirar. Uma vez utilizado, o tempo de 6 meses citado acima começa a contar.
Os melhores países para se aposentar
Quero ficar mais que 6 meses no Canadá. O que faço?
Neste caso é possível aplicar para uma extensão. É preciso entrar com o pedido 30 dias antes do término da validade do visto.
1- Acesse o site do Governo do Canadá
2- Crie uma conta no site para realizar o processo
3- Faça o download do pacote de formulários e os preencha segundo as instruções indicadas
4- Pague a taxa (atualmente 100 dólares canadenses) e submeta a aplicação.
2- Visto de Trânsito
Uma dúvida comum de quem vai viajar para a América do Norte é se é necessário visto para quem fará apenas uma conexão ou escala no país. Apenas se esta pausa no Canadá durar mais de 48h será necessário solicitar o visto de trânsito.
Para solicitar este visto, que também é do tipo de residência temporária, é preciso selecionar a opção “Transit Visa” no site do Governo do Canadá e seguir as instruções indicadas. O visto é gratuito.
3- Visto de Estudo
A boa notícia para quem quer estudar por até 6 meses no Canadá é que não é preciso visto. Basta escolher uma escola e ser aceito para estudar nela. No entanto, caso escolha viajar sem um visto próprio, o estudante não poderá trabalhar e frequentar as aulas ao mesmo tempo.
Caso tenha interessa nesta opção, confira o item a seguir. Para aplicar para o visto mesmo sem ter necessidade, será preciso explicar em uma carta a razão, que pode ser por desejar fazer faculdade após estudar inglês, por exemplo. O conteúdo deve ser semelhante a este:
“Dear Visa Officer,
I would like a study permit for my eight-week English course because I would like to apply to a Canadian-university program after I finish the English course.”
Veja como você pode estudar no Canadá
Estudar por mais de seis meses
Para quem pretende estudar no Canadá, o primeiro passo é encontrar uma escola do seu agrado, ser aceito pela mesma e ter uma carta de aceitação (documento que prova que foi aceito e que, caso o visto seja concedido, poderá frequentar a instituição de ensino). A partir deste momento, já é possível aplicar para o visto.
O candidato deverá ter um passaporte válido e duas fotos 3×4 cm para o processo.
Além disso, será preciso comprovar que:
- possui forma de se manter durante estadia no Canadá (podem ser apresentados extratos bancários dos últimos quatro meses, carta do responsável que irá arcar com as despesas, etc). Para o Quebec este valor deve ser de no mínimo $917 por mês e para outras províncias de $833. Caso haja mais de um membro da família indo estudar no Canadá os valores são estes.
- possui forma de pagar as mensalidades da escola
- possui passagem de volta ao Brasil
- pode providenciar uma Certidão de Antecedentes Criminais, indicando que não cometeu nenhum crime
- boas condições de saúde (pode ser necessário comprovar por meio de exame médico)
Obviamente, na hora da chegada no país será preciso convencer o oficial da imigração de que deixará o Canadá no prazo determinado.
Trabalhar e Estudar
Quem tem permissão para estudar no Canadá também tem direito a trabalhar meio-período no campus da universidade na qual está registrado como estudante a tempo integral. Também é possível requerer a renovação do visto e ficar mais tempo no país.
Saiba qual é o custo de vida no Canadá
4- Visto de Trabalho
Nem todo tipo de trabalho requer permissão prévia no Canadá. Confira a lista de quem está liberado do processo. Caso fique constatado que o requerente precisa do visto, este é o procedimento.
1- A empresa com interesse em contratar deve fornecer uma cópia do Labour Market Impact Assessment (LMI), que é um programa para contratação de mão de obra estrangeira, e uma carta de oferta ou contrato de trabalho (neste deve constar salário proposto, deduções fiscais, tarefas a serem realizadas, horas e dias de trabalho, etc);
2- O candidato deve reunir ainda documentos que comprovem as qualificações para a vaga, como diploma e currículo com a experiência profissional;
3- Depois, é preciso preencher todos os formulários para este tipo de visto (pode ser online ou em papel);
4- Pagar a taxa (atualmente de 155 dólares canadenses) e submeter a aplicação.
5- Visita a Negócios
Quem quer fazer uma viagem temporária a negócios para o Canadá (seja para pesquisar o mercado, estreitar relações com outras empresas/empresários, etc), precisará providenciar alguns dados como carta-convite de potencial parceiro no Canadá e informações de contato do mesmo.
Depois, basta preencher todos os formulários para este tipo de visto (pode ser no site do Governo do Canadá ou em papel), pagar a taxa, atualmente de 100 dólares canadenses e submeter a aplicação.
Será preciso mostrar também que tem intenção de ficar menos de seis meses no Canadá, não quer trabalhar no Canadá (sem a devida autorização), que o negócio está solidificado em outro país, etc.
6- Autônomos (trabalhador por conta própria)
Existem apenas duas áreas de trabalho que permitem visto para autônomos: pessoas com experiência em atividades culturais ou esportivas e pessoas com experiência em administração na área agrícola.
Em qualquer caso, é preciso comprovar dois anos de experiência e interesse em ajudar no desenvolvimento destas atividades no Canadá. Existe uma avaliação que vai até 100 pontos sobre a idade, experiência, educação, proficiência em inglês ou francês do candidato. O mínimo necessário para ser aprovado é a soma de 35 pontos.
Caso atenda estes critérios, o processo deve ser feito pelo site do governo do Canadá.
7- Visto para Empreendedor (Start-Up Visa)
Diferentemente dos vistos concedidos em países como os Estados Unidos, o visto dedicado a quem quer abrir uma Start-Up no Canadá dá direito a residir de forma permanente no país.
Anjo investidor: a primeira coisa necessária para a aplicação deste visto é conseguir um anjo canadense, como é designado o empresário ou empresa que irá investir na ideia de negócio. O Governo do Canadá disponibiliza uma lista de possíveis contatos
Proficiência no idioma: é preciso comprovar que possui habilidades de comunicação em inglês ou francês, que completou um ano de estudos em uma universidade e que tem dinheiro suficiente para se manter enquanto estiver implementando seu negócio. Para comprar fluência no idioma é preciso que o documento seja emitido pela CELPIP (tem que ser o teste CELPIP-G) ou IELTS para inglês, e TEF para francês
Formulários: agora é hora de preencher uma série de formulários para requerer o visto. Veja aqui.
Taxas: atualmente tem o custo total de CAN$1.540,00. Segundo informado, o valor é devolvido caso haja desistência de ir ao Canadá ou a aplicação não seja aprovada.
8- Visto para pais ou avós de residente permanente no Canadá (SuperVisa)
O SuperVisa é pensado para pais e avós de cidadãos canadenses e/ou residentes permanentes no Canadá. Antes de aplicar para este visto deve-se pedir uma carta-convite para os familiares residentes no Canadá. Ela deve conter as seguintes informações:
Sobre a pessoa convidada (sobre os pais ou avós):
- Nome completo
- Data de nascimento
- Endereço e número de telefone
- Sua relação com a pessoa
- O objetivo da viagem
- Quanto tempo a pessoa planeja ficar no Canadá
- Onde a pessoa vai ficar, e como ele ou ela vai pagar por coisas, e
- Quando a pessoa planeja sair do Canadá.
Sobre quem convida (sobre os filhos ou netos):
- Nome completo,
- Data de nascimento,
- Endereço e número de telefone no Canadá,
- Profissão / Cargo,
- Se é um cidadão canadense ou residente permanente,
- Uma fotocópia de um documento comprovativo do estatuto no Canadá,
- Uma certidão de nascimento canadense, se nasceu no Canadá,
- Um cartão de cidadania canadense, se for um cidadão naturalizado, ou
- Uma cópia do cartão PR ou IMM 1000 prova de desembarque, se é um residente permanente,
- Detalhes de família, tais como nomes e datas de nascimento de cônjuge e dependentes (isto é obrigatório para o pai e super-avô super visto), e
- O número total de pessoas que vivem na casa, incluindo as pessoas com patrocínio ainda em vigor (isso é obrigatório para o pai e avô).
Quem convida também deve fornecer:
- Uma promessa escrita e assinada do seu apoio financeiro para os pais ou avós durante toda a estadia no Canadá e
- Prova de que o rendimento atende ou está acima do limite de baixa renda (LICO) para o número total de pessoas, incluindo os pais ou avós visitantes. Veja os valores na tabela abaixo.
Fonte: Governo do Canadá
9- Menores de Idade
Quem tem menos de 18 anos é considerado menor de idade no Canadá. Se esse é o caso do viajante, veja quais as condições extras aplicáveis a esse caso.
Procedimentos comum a todos os vistos
Mesmo antes de pisar em solo canadense, é preciso passar por alguns outros processos que não apenas o requerimento do visto. O país exige que o aplicante e todos os familiares que irão junto apresentem exames médicos. É possível conferir a lista de médicos que atendem a essa necessidade no Brasil.
Será preciso providenciar também o Certificado de Antecedentes Criminais pelo site da Polícia Federal.
Outro documento necessário em muitos dos casos (para quem vai estudar ou trabalhar) é um comprovante de proficiência na língua inglesa ou francesa, dependendo da região do Canadá que pretende imigrar. É preciso que o documento seja emitido pela CELPIP (tem que ser o teste CELPIP-G) ou IELTS para inglês, e TEF para francês.
Acompanhe mais dicas no Facebook, Instagram e YouTube
Veja também: